Cancro da próstata: causas sintomas e tratamento

O cancro está diretamente relacionado com o envelhecimento e com o aumento da esperança de vida, sendo que no caso do cancro da próstata 80% dos casos são encontrados em homens com mais de 65 anos.  

Uma preocupação crescente  

Embora a origem do cancro da próstata não seja facilmente identificável, o caminho para a sua descoberta tem sido percorrido e têm existido importantes desenvolvimentos científicos para esta patologia nomeadamente no papel da genética no processo de desenvolvimento da doença.
Causas potenciais e fatores de risco
Os investigadores verificaram que, em muitos casos, o cancro de próstata pode ser causado por alterações no DNA normal das células da próstata. Algumas alterações são herdadas geneticamente, transmitidas de uma geração para outra. Tal como acontece com muitos tipos de cancro, o fator genético não deve ser subestimado. Na verdade, um homem é duas vezes mais propenso a desenvolver cancro de próstata se o irmão tiver desenvolvido esta patologia. Em doente com síndrome de Lynch, uma desordem hereditária causada por mudanças genéticas, têm mais probabilidade de desenvolver este tipo de doença oncológica.
Algumas mudanças genéticas, conhecidas como mutações adquiridas, podem ocorrer durante o curso da vida. Uma fonte potencial para essas mutações adquiridas é a dieta, já que alguns estudos sugeriram que a deficiência de vitamina D pode ser um preditor de cancro de próstata agressivo. A exposição a determinados produtos químicos pode ser outra fonte de mutações adquiridas. Um estudo recente descobriu que os veteranos dos EUA expostos ao Agente Laranja, um desinfetante químico usado durante a Guerra do Vietnam, tiveram um risco de desenvolvimento significativamente maior (48% maior) em relação aos veteranos que não haviam sido expostos.
Sintomas do cancro da próstata
O risco de desenvolver cancro da próstata aumenta a partir dos 50 anos. No entanto, um dos aspetos mais desafiadores do cancro da próstata está nos sintomas que geralmente não se manifestam até os últimos estágios de desenvolvimento, uma vez que tende a desenvolver-se lentamente. Abaixo estão alguns dos sintomas comuns do cancro da próstata:
·      Micção frequente (especialmente à noite)
·      Dificuldade em urinar
·      Dificuldade de controlo da bexiga
·      Sangue na urina e / ou sêmen
·      Inchaço nas pernas ou pelve
·      Dor óssea crônica
·      Disfunção erétil
Como alguns homens podem ter uma atitude preconceituosa em relação a questões médicas, é vital que eles discutam o teste com um médico tão próximo da idade de 50 quanto possível - especialmente se experimentaram algum dos sintomas listado acima. O rastreio é muitas vezes feito testando níveis de níveis de antígenos específicos da próstata (PSA) no sangue, ou por um exame retal digital. Se os resultados forem positivos, podem ser prescritos mais meios complementares de diagnostico.
Embora os rastreios possam ajudar na deteção do cancro da, nem sempre ajudam a avaliar o nível de gravidade ou ameaça. Além disso, os resultados dos testes podem ser falsos positivos (significando que um homem tem cancro quando na realidade não tem), ou falsos negativos (o oposto do anterior).
Opções de tratamento
Conforme referido, os médicos podem não ter uma compreensão completa de como o risco de cancro da próstata - o que pode dificultar a recomendação de tratamento. Muitas vezes, estes tratamentos - feitos por meio de cirurgia e / ou radiação - podem afetar negativamente vários aspetos da vida normal, especialmente para homens mais velhos. Muitas comunidades cientificas tendem a concordar que o rastreio (e potencialmente tratamento) para homens mais velhos pode não ser muito benéfico, pois estes estão mais propensos a morrer de outras doenças, caso existam.
Isso não quer dizer que o cancro da próstata não representa uma ameaça. O tratamento é que pode ser potencialmente mais prejudicial do que o próprio cancro, não devendo por isso ser aplicado nestas situações. O rastreio / tratamento deve ser mutuamente acordado tanto pelo seu doente quanto pelo médico.
A Comfort Keepers pode ajudar
Os nossos cuidadores podem ajudar a estabelecer uma rotina diária e garantir que os seniores estão a seguir as dicas de redução de risco. Também podemos ajudar na deslocação a consultas médicas agendadas, com segurança e a tempo. Ligue para o seu escritório local hoje para saber como nossos serviços de assistência domiciliaria podem ajudar.
Referências

National Cancer Institute. “Prostate Cancer Overview.” Web. 2017.

Cancer Treatment Centers of America. “Prostate Cancer Symptoms.” Web. 2017.

 American Cancer Society. “Early Detection.” Web. 2017. Medical News Today.

 “Prostate Cancer: Symptoms and Causes” by Christian Nordqvist. Web. 2017.