Terapia ocupacional para idosos

Terapia ocupacional é um método terapêutico de ajudar as pessoas a levar vidas independentes e produtivas, permitindo-lhes recuperar ou desenvolver habilidades necessárias para completar tarefas diárias.

O que é a terapia ocupacional
A terapia ocupacional pode ser aplicada em qualquer idade, tem sido reconhecida por ser bastante benéfica nos idosos, levando a que estes sejam capazes de enfrentar os desafios do dia-a-dia, tanto física como mentalmente.
Os terapeutas ocupacionais iniciam o seu trabalho com a avaliação das necessidades específicas de cada indivíduo, conversando com o senior, os seus familiares, amigos e médico. Estes consideram igualmente o historial médico, padrões de alimentação / sono e quaisquer outros padrões comportamentais que podem ajudar a formar uma avaliação completa. A partir daí, vão desenvolver um plano composto por recomendações específicas e técnicas conducentes ao cumprimento dos seus objetivos.
Benefícios da terapia ocupacional  
Muitos idosos recebem terapia ocupacional como forma de ajuda na realização das "ocupações" ou atividades da vida diária (AVDs) - que pode incluir tudo, desde banho, vestir-se etc. À medida que envelhecemos, certas condições, como artrite ou diabetes, podem tornar a realização destas atividades muito mais difíceis. Assim, o objetivo é ajudar os idosos a aprender a mover-se e a superar os desafios físicos, apesar da diminuição da amplitude de movimento e da mobilidade. Dito isto, terapia ocupacional não se limita a apenas melhorar a funcionalidade física. Os terapeutas podem usar igualmente uma variedade de técnicas para ajudar a melhorar a memória e capacidade cognitiva.
Seguem-se algumas das formas pelas quais um terapeuta ocupacional pode ajudar um senior:
·      Superar desafios diários: há certas atividades de rotina que as pessoas mais jovens podem dar como certas, mas para os adultos mais velhos, tarefas aparentemente simples podem ser autênticos desafios. As barreiras físicas, causadas por certas doenças, podem aumentar o stress geral que um idoso pode sentir. Os terapeutas trabalharão para formar estratégias específicas que permitam aos idosos fazer as coisas que costumavam fazer ou querem fazer, seja ajudando-os a superar essas limitações ou encontrando alternativas.
·      Modificando a casa: algumas AVDs simplesmente não podem ser realizadas sem alguma forma de assistência ambiental. Os terapeutas podem recomendar que sejam feitas melhorias ou modificações em casa. Se é a instalação de barras, proteções ou puxadores adaptados - ou quaisquer outros dispositivos de apoio concebidos para ajudar a melhorar o equilíbrio e estabilidade - ou utensílios modificados que podem tornar mais fácil a alimentação. Isso pode fazer uma diferença significativa para seniores que possam estar a sofrer de artrite ou Parkinson. O benefício de um terapeuta ajudar a modificar a casa é realmente duplo: por um lado, a ajuda na melhorara da funcionalidade, e por outro, o aumento da segurança do ambiente em geral.
·      Melhorar o bem-estar mental: como mencionado, a terapia ocupacional não se centra apenas em melhorar o bem-estar físico. Se utilizam referências de médicos e ou outros profissionais de saúde para ajudar a reduzir o stress ou ansiedade, os terapeutas ocupacionais podem incorporar exercícios e técnicas de relaxamento numa rotina para os seniores. Da mesma forma, podem utilizar várias atividades para ajudar a melhorar a cognição, como palavras cruzadas ou jogos de memória.
·      Promover a independência: os terapeutas são instruídos a ajudar a melhorar a qualidade de vida, não apenas dentro de um curto espaço de tempo, mas para toda a vida – esta tarefa começa com a avaliação dos desafios que um idoso quer superar, dia após dia. A chave da terapia ocupacional é que esta representa uma forma de educar e mostrar os passos que um indivíduo pode assumir por conta própria para continuar a atingir os seus objetivos e completar AVDs.
A Comfort Keepers pode ajudar
Os objetivos da terapia ocupacional - melhorar a qualidade de vida e promover a independência - coincidem com os de Comfort Keepers®. Os terapeutas ocupacionais podem fornecer comunicação direta à nossa equipe, informando-os de mudanças no comportamento de um cliente ou necessidades específicas. A partir daí, os nossos cuidadores podem reforçar técnicas e estratégias prescritas projetadas e ajudar o idoso a atingir seus objetivos e manter sua independência. Contacte-nos hoje para descobrir todos os serviços que oferecemos.

Referências
N SeniorsMatter. “Occupational Therapists for Seniors” by Alison McIntosh. Web. 2017.
LiveStrong. “OT Exercises for Seniors” by Ashely Miller. Web. 2014.
TopOccupationalTherapySchool. “Occupational Therapy for Seniors – What are the Key Benefits?” Web. 2016.

LiveScience. “What is Occupational Therapy?” by Stephanie Pappas. Web. 2014.